Posted by : Unknown sábado, 15 de fevereiro de 2014


Matemática é a matéria mais temida pela maioria dos estudantes, pois dizem que é muito chata e complicada. Mas mesmo assim, existem pessoas que a consideram a matéria mais legal e a acham até simples.
Se você observar a pontuação do ENEM por áreas de conhecimento é possível perceber como um bom conhecimento de matemática pode ser um diferencial numa prova de alta concorrência.
No último ENEM (2013), eu acertei a mesma quantidade de questões em Linguagens e Códigos e em Matemática, mas minha pontuação em Matemática foi 150 pontos maior que em Linguagens. Isso ocorre porque o TRI (Teorema de Resposta ao Item, o cálculo usado para estabelecer as notas de acordo com a quantidade e dificuldade dos seus acertos) valoriza a nota de quem acerta o que a maioria não acerta.
O ENEM e os vestibulares, no geral, valorizam o diferencial, que é muitas vezes poucos pontos a mais em matérias que apresentam maior dificuldade, como matemática e redação geralmente.

O objetivo é tornar a matemática sua principal aliada ao longo desse ano. Se você já tem um nível bom em matemática continue fazendo o que está funcionando, mas se matemática é uma das suas maiores inimigas, eu tenho umas dicas que já deram a mim e a vários colegas e amigos resultados positivos.
Matemática não é chata, não é impossível
Torne isso seu novo mantra. Se tem gente que aprende, gente que é considerado um gênio, por que você também não pode ser uma dessas pessoas?
Matemática é tão complicada quanto qualquer matéria da escola, o que muitas vezes falta é interesse em aprender.
 Assumindo uma postura de que você vai aprender matemática já é meio caminho andado para o sucesso.
Às vezes o problema está na base
Muitas pessoas tem dificuldade na matéria devido a problemas no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, pois não tinham interesse, não teve um bom professor, achava o conteúdo muito extenso ou outros milhares de motivos.
A melhor solução é reestruturar a sua base, pois sem uma boa base você não vai conseguir aprender conteúdos novos, para isso busque identificar o início do seu problema ( Foi no sexto ano ou talvez nono ano ou já no ensino médio?) e acabe com ele estudando todo esse conteúdo de novo e fazendo o máximo de exercícios que você conseguir.
Se a sua dificuldade for muito grande, eu indico você conseguir livros didáticos do ensino fundamental ( entre 6º e 9º ano) e ler os conteúdos e resolver todas as questões.
Preste atenção na resolução de exercícios
Analise o processo. O que deve ser encontrado primeiro? Que parte da equação devo responder primeiramente e depois?
Se tiver medo de esquecer o processo, escreva o passo-a-passo da resolução ( 1º Resolver a multiplicações e divisões na ordem que aparece, 2º realizar as adições e subtrações, 3º isolar o x...).
E sempre refaça os exercícios de exemplos que tem no livro ou que seu professor passou até entender todo o processo.
Não use calculadora
Evite, ela não é necessária  pois você deve aprender e praticar soluções básicas como uma simples multiplicação e você não vai poder usá-la no dia do vestibular.  Gaste quantas folhas de papel forem possíveis mas não use calculadora.
Treine muito
Resolva o máximo de exercícios que conseguir. Comece pelos de nível básico e vá avançando de acordo com o seu desempenho. Aos poucos, você vai perceber que matemática é até fácil.
Dicas de materiais
Os meus livros preferidos são os da coleção Fundamentos da Matemática Elementar do Gelson Iezzi, são 10 livrinhos divididos por tema. Você pode encontrar eles em livrarias por entre 70 e 100 reais, mas os meus eu comprei num sebo( são da edição de 1985) por 12 reais cada. Eles tem uma abordagem bem simples e abrangente, além de serem cheios de exercícios.
Para complementar, eu imprimia questões dos vestibulares que eu ia fazer e tentava resolver o máximo possível.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Popular Post

Blogger templates

Pages

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

About

Popular Posts

- Copyright © A Um Passo da Universidade -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -